O Comitê Estadual do Fundo Garantia Safra no Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou de reunião virtual na manhã de hoje (11/08), com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), para planejar e definir normas que irão mensurar as perdas dos produtores rurais da Calha do Juruá a partir da próxima safra, quando poderão ser beneficiados pelo Programa Garantia Safra, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A reunião foi conduzida pela diretora do Cemaden, Regina Alvala, e técnicos do órgão. Participaram o coordenador do Comitê Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato Júnior; o engenheiro agrônomo Alan Sabóia, membro do comitê; o pesquisador do CPRM, Marco Oliveira; e Rodrigo França, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (MAPA).

“Hoje iniciamos o processo de discussão sobre a metodologia a ser adotada para verificação de perdas dos produtores amazonenses da Calha do Juruá a partir da inclusão da região no Programa Garantia Safra, do Governo Federal. Este trabalho será desenvolvido pelo Cemaden com base em informações sobre os efeitos das ocorrências de cheias nos rios amazônicos nas áreas agrícolas”, comentou Heitor Liberato

A próxima reunião está agendada para 19 de agosto, também no formato virtual, entre a Sepror (Comitê Estadual do Garantia Safra), CPRM e Cemaden. Na ocasião, será avaliado como o CPRM irá colaborar no desenvolvimento da metodologia.

O que é o Cemaden – O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) é um órg]ão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Realiza monitoramento e emite alertas de desastres naturais que subsidiam a salvaguarda de vidas e diminuem a vulnerabilidade social, ambiental e econômica resultante desses eventos.

FOTOS: Felipe Pessoa/Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz