Aconteceu na manhã desta terça-feira (17/08), na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), reunião do Comitê Estadual do Garantia Safra no Amazonas, com a participação do titular da pasta, Petrucio Magalhães Junior, da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Alice Silva de Castilho, e representantes do órgão no estado, para tratar da participação do CPRM no processo, que visa definir uma metodologia que permitirá mensurar perdas de produtores agrícolas da região da Bacia do Juruá, para que sejam amparados pelo programa Garantia Safra, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Governo Federal incluiu o Amazonas no Programa Garantia Safra, em junho último, visando a safra 2021/2022. A iniciativa foi proposta pelo governador Wilson Lima para beneficiar inicialmente os produtores rurais na Bacia do Juruá, mas o Mapa ampliou a possibilidade de concessão do benefício também aos agricultores do Alto Solimões em uma segunda etapa.

Para que o programa seja executado, já a partir de 2022, atendendo às exigências do Mapa, a Sepror, por meio da Coordenação Estadual do Garantia Safra, está conduzindo todo o processo com rapidez, ação que levou ao encontro de hoje com a diretoria e técnicos do CPRM, que deverá ser integrado ao Comitê amazonense e passar a colaborar através do mapeamento de todas as áreas atingidas pelas enchentes anuais na Bacia do Juruá.

Por tratar-se de um processo diferenciado dentro da abrangência do Programa Garantia Safra, considerando o bioma amazônico, o secretário Petrucio Magalhães Junior torce para que o Mapa, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seja convencido da necessidade de maior apoio possível ao Amazonas.

“Estamos em um estado com logística muito complexa, de alto custo financeiro e com áreas onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixíssimo, como é o caso da Bacia do Juruá, e cuja população precisa há muito tempo de uma atenção especial e efetiva de compensação de suas perdas anuais da produtividade agrícola, seja comercial ou de subsistência, para se somar à ajuda que o governador Wilson Lima vem proporcionando desde 2019”, disse o secretário.

Para Alice Castilho, a possibilidade de um trabalho em parceria como a Sepror, em um programa do âmbito federal, é um objetivo de elevada importância. “Temos uma grande capilaridade em função da operação da rede hidrológica nacional e de outros projetos também, e com isso a gente imagina que o CPRM vai contribuir muito com este conjunto de instituições”, afirmou.

A reunião aconteceu em formato virtual, também com a presença do coordenador estadual, Heitor Liberato Júnior; do titular da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider; do superintendente regional do CPRM, Marcelo Batista; e do pesquisador do CPRM, Marco Oliveira.

Garantia Safra – É uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e vinculado ao Mapa.

O principal objetivo do programa é garantir a sobrevivência dos agricultores familiares em casos de perda de safra em regiões específicas. Essas perdas podem ser causadas por motivos variados, como períodos de estiagem ou excesso de chuvas que comprometam a produção.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz