Diretor-Presidente - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas

Valdenor Pontes Cardoso – Diretor-Presidente do IDAM

Valdenor Cardoso 020

Valdenor Cardoso – Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM

Natural de Parintins, interior do Amazonas, é mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (MG), e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia, antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), em Belém.

Na vida política, Valdenor foi Vereador pela Câmara Municipal de Parintins (1989-1992), Deputado Estadual do Amazonas (1995-1998), e exerceu o cargo de Presidente da Comissão Técnica para assuntos Agropecuários e abastecimento, da Assembleia Legislativa.

Como profissional da Agronomia, passou 36 anos como Extensionista Rural da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). Nesse período, trabalhou como gerente local no Escritório de Jaru (RO, 1976/1977). Foi Gerente regional na Região Bragantina e Tomé Açú, no Pará (1977/1978). Gerente na Regional do Baixo Amazonas Paraense e Itaituba, e ocupou a função de Chefe da Divisão do Pará, gerenciando o Programa de Expansão da Lavoura Cacaueira naquele belo Estado.

Em 1987, assumiu a Chefia do Departamento Especial da CEPLAC para a Amazônia, coordenando a gestão dos serviços de ATER, Pesquisa Agrícola, Fomento Agrícola, e Educação Tecnológica de segundo grau em Ariquemes, Rondônia. Nos anos 2003 a 2010, participou como protagonista da recriação da Secretaria Estadual de Produção Rural (SEPROR), e atuou como secretário-executivo. Atuou também como secretário-executivo adjunto de GESTÃO AMBIENTAL da então Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) , hoje Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA,) quando coordenou a realização do Zoneamento Ecológico Econômico (ZE) da Mesoregião da Calha do Purus, e participou da elaboração do Macrozoneamento Ecológico Econômico do Estado do Amazonas.

Em 2010, serviu como Secretario de Estado da SEPROR, por 10 meses e, hoje, volta com a missão de presidir o IDAM.