O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou nesta semana a entrega de mais 50 kits seringueiros para a Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama (Aspac), totalizando os 240 kits do edital de Chamamento Público nº 02/2021, entregue no início de agosto.

Os 240 kits de apoio aos seringueiros foram entregues para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dos municípios de Itacoatiara, Lábrea, Canutama, Carauari e Manicoré.

 

Cada kit é composto de 400 canecas de 600 ml, 400 bicas, uma bombona 10 litros, uma lanterna de cabeça, duas lâminas de sangria amazônica e um facão. Com a distribuição dos equipamentos, o objetivo é dar maior celeridade e aumento na produção.

 

O presidente da Aspac, Fabrício Saldanha, assinalou a importância do kit visando um aumento da produção no município.

 

“O kit seringueiro para nossa associação é extremamente significativo, tendo em vista a importância da produção da borracha, ele vai nos ajudar muito. Dispomos hoje de uma produção de 15 toneladas, e para o ano seguinte estabelecemos uma meta de produzir 40 toneladas. Agradecemos ao Governo do Estado pelo olhar atento ao setor primário, contamos com esse apoio e ficamos gratos por isso”, disse.

Entregas – As outras associações contempladas foram: Associação dos Produtores, Criadores e Extrativistas do Amazonas (Apocria), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Associação de Produtores Agroextrativistas da Comunidade José Gonçalves (Apac) e a Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (Anexsara).

 

Novo edital – Os kits são doados por meio de edital, e para poder receber o material, a associação precisa estar devidamente regularizada. Para o final do mês de agosto está previsto o lançamento de um novo edital de chamamento público para a entrega de mais 310 kits seringueiros.

 

FOTOS: Felipe Pessoa

 

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz