O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), inaugurou, neste sábado (15/02), dois poços artesianos nas comunidades Cristo Ressuscitado, na Costa do Canabuoca III, e São Francisco, na Boca do Parauá, ambas na zona rural do município de Manacapuru.

 

A construção dos dois poços é fruto de um termo de fomento de autoria da deputada estadual Alessandra Campelo, assinado em 06 de dezembro de 2019, que destinou o valor global de R$ 100 mil para o Instituto Jovens do Futuro (IJF), que se responsabilizou pela construção dos poços, beneficiando os moradores tanto no consumo como no trabalho rural.

 

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, falou sobre a importância de ajudar as comunidades mais distantes. “Muita gente podia dizer que é uma coisa simples, mas ninguém fez. Quando essa emenda chegou na Sepror toda a equipe se uniu com a população para tornar real este sonho”, disse o secretário.

 

Para a presidente do Instituto Jovens do Futuro, Helen Andrade, os poços chegam em um bom momento para atender as duas comunidades que sofrem com o consumo de água inapropriada.

 

“Esta é uma grande conquista, fruto da parceria que fizemos, e agradecemos o apoio do governo e da deputada Alessandra Campelo, pois estas famílias estavam com altos índices de cólera e difteria, pois tomavam água inapropriada. Agora elas terão mais qualidade de vida com água limpa para consumo e para os afazeres de casa”, disse Helen.

 

Morador da comunidade Cristo Ressuscitado, o agricultor Eliezio Gomes, contou que por anos a comunidade aguardava a chegada de um poço. Com muitas crianças, jovens, adultos e idosos, a comunidade precisava do apoio governamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Eliezio afirmou que agora o momento é de comemoração para todos da localidade, que estão satisfeitos por ter água limpa disponível.

 

“Tínhamos uma água barrenta e suja, pois vem do Solimões, e víamos nossas crianças e idosos doentes, já imaginávamos que era por conta da água. Agora graças ao apoio dessa verba, que destinou para cá a construção do poço, teremos mais qualidade de vida”, agradeceu Eliezio.

 

Comunidades – As comunidades ficam localizadas em terras de várzea, na margem esquerda do rio Solimões, distante 35 km do município de Manacapuru. A comunidade rural Cristo Ressuscitado foi fundada há 50 anos e conta com aproximadamente 500 habitantes. A localidade possui energia elétrica, escola municipal, igrejas e associações. Setenta por cento da comunidade é formada por jovens adolescentes e mulheres que desenvolvem atividades da agricultura familiar.

 

A comunidade rural São Francisco, também localizada em terras de várzea no rio Solimões, fica distante 25 km de Manacapuru e foi fundada há mais de 60 anos, possuindo uma população de 200 habitantes. Tem um potencial muito grande no pescado, além da produção de farinha de mandioca, frutas, hortaliças, bovinocultura, entre outras atividades econômicas.

 

FOTOS: Djalma Júnior

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz