Sob a coordenação da médica veterinária do Sistema Sepror (ADS, Adaf, Idam, Sepa e Seapaf), Sinara Albuquerque, uma turma de 14 estudantes do 9º período de medicina veterinária do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) da zona Leste esteve na manhã quinta-feira (17) visitando o frigorífico Frigonort, na zona Sul de Manaus para conhecer como funciona o processo de produção de um entreposto de pescado. Desde a chegada da matéria-prima até o processo final.
A visita teve a finalidade de apresentar na prática, o assunto aplicado na disciplina “Inspeção e Tecnologia de Carne, Pescado e Derivados”.
Durante a visita, Sinara, que é integrante da Secretaria de Políticas Agropecuárias e Florestais do Estado do Amazonas (Seapaf) explicou que todo desenvolvimento, fiscalização e inspeção do processo é acompanhado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror. “Todo peixe que entra e sai do frigorifico passa por uma rigorosa inspeção. Todo esse cuidado é que para que esse pescado chegue à mesa do consumidor final, com segurança alimentar.”, explica a médica.
Produção local
Além de conhecer a estrutura física, meios tecnológicos usados no processamento do pescado, os universitários também conheceram a logística que existe entre o produtor e o frigórifico. “O pescado é comprado de produtores que vivem em municípios aos arredores da capital como Juntaí e Fonte Boa, uma região onde os peixes são de reservas que são criados em viveiros e rios, com toda a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).”, destaca Sinara.
Frigonort
O Frigonort atua no mercado há praticamente 20 anos. De acordo com a gerente administrativa Camila Babosa, atualmente 80% dos clientes atendidos são supermercados, feiras, restaurantes e mercadinhos. “Dependendo da época, fornecemos Tambaqui, Pirarucu, Sardinhas,Pacu, Jaraqui, Matrinxã, Tucunaré, dentre outras variedades”, afirma.
Satisfação
De acordo com o professor de Inspeção e Tecnologia de Carne, Pescado e Derivados, Edson Santos, os alunos aprenderam bastante sobre a produção de pescado, fluxograma, inspeção qualidade dos produtos. Ele destaca a importância da visita, ‘’ É a primeira vez que a turma visita uma grande empresa de alimentos em Manaus. A visita foi muito positiva, quero trazer mais turmas em breve. A satisfação de ver os alunos participando, o interesse que mostraram, é gratificante. Já estamos alinhando com a Sepror para que eles participem do curso de retiradas de espinhas’’, adianta o professor.
Expectativa
A aluna do 9° período de medicina veterinária, Ana Paula, afirma que a visita foi bastante produtiva e conta sobre sua expectativa após o termino no curso. “Eu nunca tinha conhecido um entreposto de pescado. Pretendo me especializar nessa área de inspeção de alimentos, pois é muito importante, não apenas para a medicina veterinária, mas também para saúde pública”, revela.
Assessoria Sistema Sepror