A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), através da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), participaram de uma ação multi-institucional com as Secretarias de Meio Ambiente e Pesca do município de Careiro da Várzea, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Câmara de Vereadores e instituições sociais de pescadores. A pauta da reunião foi sobre o Ordenamento da Pesca do Mapará, que será realizado no próximo dia 16 de março, na região do Marimba, no Careiro da Várzea.

Segundo João Bosco Silva, gerente de pesca da Sepa, esta é a terceira reunião preparatória para organizar o dia da pesca ordenada, que tanto vai cuidar do cadastro como também dos materiais usados pelos pescadores.
“Essas reuniões servem de preparatório para a pesca do dia dezesseis, após o período do defeso, tanto que orientamos para que a malha, por exemplo, seja a de 45 milímetros, que só pega o mapará grande”, disse Bosco.

Para evitar problemas burocráticos e assegurar que as normas vão ser resguardadas, serão considerados aptos os pescadores que tiverem seus nomes em uma relação que cada entidade de classe deverá enviar a Secretaria de Pesca do município, a qual irá realizar o cadastro ou revalidar os que já estiverem cadastrados como pescadores de mapará, dando efeito de controle de acesso a esse recurso pesqueiro e, assim, melhorar a qualidade do evento de pesca.

Após esta reunião, o próximo encontro será no dia 03 de março, na Escola Estadual Coronel Fiuza, na sede de Careiro da várzea, onde estarão presentes as comunidades envolvidas na pesca (Cambiche, Marimba e Lago dos Reis) para fechar as atividades e receber as diretrizes finais antes do evento.

 

FOTOS: Arquivos/SECOM