A secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), acompanhou o manejo do pirarucu na área do Acordo de Pesca do Rio Abufary, no município de Tapauá (a 760 quilômetros de Manaus), no período de 4 a 12 de setembro.
O manejo do pirarucu contou com o apoio da secretaria de Meio Ambiente do município e foi acompanhado pelo engenheiro de pesca da Sepa/Sepror, Flávio Ruben Júnior. “Toda atividade de manejo do pirarucu deve ser acompanhada por um técnico, que auxilia na biometria dos pirarucus (medindo o tamanho e o peso dos bichos), além do diagnósticos do estágio gonadal das fêmeas de pirarucu capturadas”, explicou o engenheiro.

Na ocasião, foram capturados 465 indivíduos adultos, o que gerou uma produção de 23.280 kg de pirarucu inteiro eviscerado. Estima-se que a renda gerada com a atividade gire em torno de R$210.000,00 o que beneficiará cerca de 59 pescadores e 20 famílias participantes do Acordo de Pesca do Rio Abufary.

A comercialização da produção será realizada em duas etapas: a primeira será em Tapauá, no dia 13 na Feira do Produtor de Tapauá (com apoio da SEPA/SEPROR, ADS, SEMA, IDAM local e prefeitura) e a segunda etapa, a partir do dia 17, no Terminal Pesqueiro de Manaus.
Fotos: Divulgação