O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), irá realizar, nos dias 2 (sexta-feira) e 3 (sábado) de dezembro, a Feira de Produtos Regionais e o Balcão de Agronegócios. As ações acontecerão na Central de Abastecimento de Alimentos da Agricultura Familiar do Amazonas, que foi criada pelo Governo do Amazonas para dar apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A Central de Abastecimentos de Alimentos da Agricultura Familiar do Amazonas está localizada no quilômetro 2 da rodovia Manoel Urbano (AM-070), em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Com 7mil 540 m2 de área construída, a Feira na Central de Abastecimento vai funcionar com cerca de 80 produtores rurais oriundos dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, que oferecerão aos consumidores hortaliças, frutas, peixes e demais itens produzidos no interior, sexta (2), a partir de 12h, até sábado (3), 12h.
De acordo com o presidente da ADS, Lissandro Breval, a continuação da Central com uma Feira de Produtos Regionais e com o Balcão de Agronegócios da ADS proporcionará ao produtor novas fontes de renda. “A Central também passar por um diagnóstico para analisar a melhor forma de funcionamento, onde também será definido se a mesma acontecerá semanalmente ou quinzenal”, explicou.
Levantamento de produção – Para que a Central ganhe nova roupagem, técnicos da ADS estão realizando visitas em comunidades para fazer levantamento da produção e convidar novos agricultores para participarem da feira e serem beneficiados com o balcão de agronegócios da ADS. “Estamos convidando produtores da região para fazer parte dessa nova etapa, já que a Central foi planejada principalmente para eliminar a figura do atravessador, permitindo que os produtores rurais vendam diretamente ao consumidor final, com mais qualidade e preços mais baixos”, enfatizou o presidente da ADS, Breval.
A produtora de Novo Airão, Odinéia Ferraz, a Feira de Produtos Regionais da ADS junto com o Balcão de Agronegócios trará mais oportunidades para a comercialização. “Muitas vezes não tenho para quem vender minha produção, com mais esse espaço poderemos escoar tudo e ainda pensar em investir mais”, afirmou.
Interiorização e melhorias – A Central de Abastecimentos de Alimentos da Agricultura Familiar do Amazonas, localizada no município de Iranduba, é o maior espaço de comercialização da agricultura familiar de todo o Amazonas e faz parte da política estadual de interiorização do desenvolvimento, como alternativa econômica ao modelo do Polo Industrial de Manaus, por integrar as ações que oportunizam geração de emprego, renda e conservação ambiental.
No novo projeto para a Central, serão retirados os boxes centrais para dar maior visibilidade ao local e instaladas novas pedras para abrigar novos produtores, além disso, a ADS realizará constantes negociações com empresários para a comercialização dos itens em media e grande escala dos agricultores, por meio do Balcão de Agronegócios.
Atrações – Durante a reabertura da Central, em Iranduba, será disponibilizada para o público visitante a exposição de uma mini-fazenda, café da manhã e restaurante para atender toda a família.
Fonte: Secom