
Os extensionistas do Amazonas foram homenageados nesta sexta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em comemoração aos 50 anos da implantação do serviço de extensão rural no Amazonas e pela passagem do Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado no próximo dia 6.
O secretário de Produção Rural da Sepror, Hamilton Casara, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (IDAM), Edimar Vizolli, o secretário Executivo de Pesca e Aquicultura (Sepa), Geraldo Bernardino, e o presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, participaram do evento.
Durante a sessão, foi entregue uma placa comemorativa entregue ao Idam, na pessoa de seu presidente Edimar Vizolli, e certificados de honra ao mérito aos seguintes extensionistas: Edna Maria Souza, Walter Carvalho; Vicente da Silva Filho; José Maria Frade Júnior; Maria José Andreola; Meire Janes Santiago; Pedro Correa da Silva; José Ronaldo da silva; Raimundo da costa; Aldeni Araújo; Alberto de Freitas; Marcílio Junqueira; José Sílvio de Souza; Romeo Campos Júnior; Osmar de Oliveira; Jerônimo de Almeida; José Assis Carvalho; Antônio Carlos Barbosa (inmemorian).
Para Casara o papel do extensionista no Estado é fundamental para o fortalecimento do setor. “O serviço de extensão rural é essencial e diria que ele está além da própria difusão de tecnologia. O extensor é a essência da articulação, da humanidade do profissional técnico nesse encaminhamento das políticas públicas que vão ao encontro da qualidade de vida dos produtores rurais, da oferta abundante de alimentos, por exemplo, e que impacta diretamente na vida da sociedade, aumentando assim a produtiva”.
