A noite mais romântica do ano está chegando e os apaixonados já começam a criar expectativa pensando em como será o dia 12 de junho.
Aí você deve estar se perguntando, mas o que o Dia dos Namorados tem a ver com feiras? Resposta: quase tudo! Uma noite agradável pede um cardápio especial, preparado com todo carinho, com ingredientes de qualidade, e é aí que vem a dica: que tal meter a mão na massa para surpreender a pessoa amada? E vamos combinar, uma boa refeição deixa qualquer momento muito mais agradável não é mesmo?
É nessa hora que o governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS) entra em cena para dar uma mãozinha aos casais apaixonados. Todos os ingredientes especiais, fresquinhos e baratos que os cozinheiros de plantão precisam para fazer o menu do dia 12 de junho estarão disponíveis neste sábado (09) em quatro feiras de produtos regionais: Cidade Nova, Crespo, Ponta Negra e Parque Dez.
São quatro endereços em que você que pretende surpreender, vai encontrar uma grande variedade de frutas, verduras, hortaliças, ovos, queijo, mel e peixes tratadinhos, já no ponto para o preparo.
Segundo o diretor-presidente da ADS, órgão que faz parte do Sistema Sepror (Idam, ADS, Adaf, Sepa e Seapaf), Túlio Kniphoff, as feiras são a melhor opção para quem pretende se antecipar e promover um dia inesquecível. “Comodidade, estacionamento, segurança, limpeza e uma grande diversidade de produtos vindos direto do agricultor. Se você está pensando em fugir do trânsito e aproveitar o conforto do seu lar, vá a uma de nossas feiras neste sábado (09) e adquira o que há de melhor com um preço mais conta. Além de economizar, ainda vai fazer bonito com a patroa”, sugere.
Túlio destaca ainda que quem é adepto da alimentação livre de elementos químicos, tem a opção da Feira de Orgânicos do Frigorífico Vitello do Parque Dez. “O preço desses produtos costuma ser um pouquinho maior, mas, ainda assim bem abaixo dos preços praticados nos supermercados especializados, como por exemplo, os empórios. As vantagens estão no melhor sabor e no fato de serem alimentos mais saudáveis”, afirma Túlio lembrando ainda que parte dos feirantes, aceitam cartões de crédito e débito em suas bancas.
Confira os endereços e horários das feiras ADS
– Cassam – Avenida Rodrigo Otávio, 430, Crespo, no estacionamento do clube. 5h às 12h
– Frigorífico Vitello – Avenida Max Teixeira, 2795, Colônia Santo Antonio. 5h30 às 12h
– Shopping Ponta Negra – Avenida Coronel Teixeira, 5705, estacionamento G01. 5h30 às 12h
– Frigorífico Vitello – Avenida Tancredo Neves, 367, Parque Dez. 7h às 12h
Aqui vai uma receita com ingredientes que você pode encontrar nas feiras ADS
Tambaqui ao molho escabeche
500 gramas de costela de tambaqui
150 gramas de tomate
150 gramas de cebola
100 gramas de pimentão
50 gramas de pimenta de cheiro
50 gramas de cheiro verde
sal à gosto
3 colheres de azeite
3 dentes de alho
Extrato de tomate
Farinha de trigo
Modo de preparo:
Comece cortando os legumes, depois lave o tambaqui (dica para tirar o pitiú: corte o limão com casca em vários pedaços, bata no liquidificador e não esqueça de coar).
Depois coloque o peixe mergulhado no limão por 3 ou 4 minutos. Faça pequenos cortes em cada pedaço do tambaqui e em seguida lave a carne do peixe.
Na sequência, tempere com sal e depois o alho (cuidado com a quantidade, suficiente para dar o gosto).
O próximo passo é colocar o pedaço de costela de tambaqui no trigo, coloque uma pequena quantidade. Agora chegamos na parte principal da fase de preparo, aqui, o tambaqui será frito mas se você quiser, pode grelhar o peixe da sua escolha.
Agora chegou a parte de fritar e fazer o molho:
Enquanto você deixa a costela de tambaqui fritando (à parte), coloque azeite e o alho para dourar em outra panela, depois refogue a cebola. Acrescente os tomates, pimentões, pimenta cheirosa, uma pitada de sal e um pouco de cheiro verde. Por último, o extrato de tomate.
Dê uma mexida na costela e observe até dourar.
Voltando pro molho, não se esqueça de mexer sempre. Deixe em fogo baixo para apurar o molho por uns 5 minutos. Se necessário, coloque água fervente para não ficar muito seco. Com o molho preparado, coloque as fatias fritas do tambaqui.
Depois de 5 minutinhos pode-se dizer que o prato está pronto, mas ainda tem o toque final, um pouco de cheiro verde e cebolinha.
Agora é só caprichar na montagem do prato. Os acompanhamentos são diversos, ao seu gosto. Mas, uma pimentinha, arroz, baião, purê e alface são boas pedidas. Não esqueça o famoso limão, pra quem gosta, é claro. Bom apetite!
Receita extraída do G1
Fotos: assessoria Sistema Sepror