Durante toda esta terça-feira, 8, técnicos do Sistema Sepror, Afeam e Embrapa participam do Curso Básico de Irrigação por Microaspersão e Gotejamento, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Agroflorestal Sustentável do Amazonas (IDAM). O curso é ministrado pelo engenheiro agrônomo, Jaguanhara Lopes (IDAM) e vai preparar engenheiros e técnicos agrícolas que atuam na assistência técnica e extensão rural estadual a elaborarem projetos de irrigação, principalmente em propriedades de pequeno e médio porte.
A importância destes sistemas de irrigação favorecem a implantação de uma agricultura irrigada no estado do Amazonas, com eficiência de uso de água, qualidade do produto e aumento da produtividade e renda dos produtores rurais. A proposta é que esse conhecimento seja levado ao pequeno e médio produtor por meio do serviço de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).
Com o processo de irrigação por gotejamento, a água é aplicada de forma pontual, por meio das gotas, fornecendo a quantidade de água adequada que as raízes de cada planta necessitam. O sistema funciona da seguinte maneira: a água é distribuída de forma lenta, por meio de canos e mangueiras, contendo emissores ou gotejadores, que se estendem ao longo das linhas das plantas. Assim, esses emissores distribuem água uniformemente em toda a plantação.
A irrigação por microaspersão também é importante e determinante para contornar as mudanças climáticas que afetam a produção agrícola. Ambas as modalidades podem elevar um pequeno produtor rural a categoria de grande empreendedor.