Nesta segunda-feira, 28, iniciou, a Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos no Amazonas que acontece até o próximo sábado, 3, no Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo é incentivar, propor, apoiar e acompanhar ações educativas que visam sensibilizar, alertar e informar a sociedade quanto aos riscos da produção, transporte, armazenamento e uso dos agrotóxicos.
A programação será intensa e contará com a realização de várias palestras recorrentes ao tema, ações de saúde em áreas da capital, coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos e feiras de alimentos orgânicos.
O Fórum é coordenado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) , Comissão de Agricultura, Pesca, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (ALE-AM), Rede de Agricultores Tradicionais do Amazonas (Reata), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), IDAM e Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas (SFA-MAPA).
O Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é um espaço plural, permanente e diversificado para discussão de propostas e planejamento de ações relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.