Palestra destacou o Plano Safra e a piscicultura para os coordenadores de agronomia de todo Brasil

 

O desenvolvimento do setor primário no Amazonas foi tema de uma palestra apresentada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), na figura do titular da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, nesta sexta-feira (18/10), durante a 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO). O encontro foi realizado em Manaus e contou com a participação de representantes de 23 estados do Brasil.

 

Na pauta da apresentação estiveram as ações desenvolvidas nos primeiros dez meses do ano e os projetos para 2020. Entre eles, os Programas de Mecanização e Calcário (Promecanização e Procalcário), o de Sementes e Mudas (Prosementes), o de melhoramento genético do rebanho bovino (Progenética), a questão da Regularização Fundiária e o lançamento do Plano Safra 2019/2020, que está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), conforme destacado pelo titular da Sepror.

 

“O primeiro ODS estabelecido até 2030 de forma global é o de acabar com a pobreza e a fome. O segundo ODS é promover a agricultura sustentável, garantindo soberania alimentar para humanidade. Então, eu peguei só dois dos 17 objetivos para mostrar que o Plano Safra está alinhado com os ODS’s estabelecidas pela ONU”, lembrou Petrucio.

 

Petrucio Magalhães Júnior afirmou que a pesca e a piscicultura também são atividades estratégicas na promoção do desenvolvimento econômico e social do estado do Amazonas.

 

“Nós temos uma riqueza natural, uma pesca com um potencial muito grande e uma piscicultura também em expansão. Estamos trabalhando muito essas duas áreas”, informou.

O coordenador nacional da CCEAGRO, Kleber dos Santos, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepror, e lembrou a importância da agronomia para o desenvolvimento do estado.

 

“Quero destacar a riqueza que é a agronomia. A agronomia está em toda parte do Amazonas. Está no setor florestal e está na pesca, por exemplo. As pessoas pensam que só dá para fazer agricultura em locais férteis, não é verdade. É importante o conselho profissional saber e mostrar o que é agronomia e sua importância”, disse Kleber.

 

Para concluir, Petrucio informou que, em 2020, o orçamento de aproximadamente R$ 214 milhões do Sistema Sepror possibilitará ainda mais o desenvolvimento do setor primário, por meio de ações integradas desenvolvidas com as vinculadas.

 

“Nossa equipe técnica já está trabalhando fortemente e integrada com a ADS, Idam e Adaf, para que a gente possa daqui 3 anos ajudar a entregar um estado melhor, como deseja o governador Wilson Lima”, concluiu.

 

FOTOS: Djalma Júnior

 

Mais informações: Assessora de Comunicação da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz