
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), visitou nessa segunda-feira (22), produtores rurais e lideranças da Comunidade São Sebastião e do Catalão em, Iranduba, distante a 40 quilômetros de Manaus.
Em conversa, o secretário da Sepror, José Aparecido dos Santos acompanhado por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal e Sustentável (IDAM), Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS), órgão vinculado ao Sistema Sepror e o deputado estadual, Mario Bastos ouviu as reivindicações dos produtores rurais das comunidades e apresentou algumas ações de políticas públicas voltadas para o setor rural, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aquisição de sementes, desenvolvidos pela secretaria de produção e o trabalho realizado em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
“Precisamos ouvir as reivindicações, informar e orientar mais nossos produtores sobre o que de fato é o Sistema Sepror. Explicar desde o início da produção até a sua comercialização. Temos muitos projetos que beneficiam nossa agricultura familiar por meio da Sepror, IDAM, ADAF, ADS e Sepa”, destacou.

Reivindicações
Sobre as reivindicações por parte dos comunitários foram pontuado alguns encaminhamentos em que o Sistema Sepror (IDAM, ADAF, ADS e Sepa) irá analisar.
As dificuldades encontradas na região de Iranduba foram desde a solicitação para aquisição de sementes de hortaliças e de milho; ampliação da casa de farinha flutuante existente na Comunidade Catalão, ou o apoio para a construção de outra casa de farinha comunitária flutuante para que atenda as famílias que plantam mandioca em várzea na região; a emissão do cartão do produtor para alguns produtores rurais que ainda não possuem. Além disso, a dificuldade de transporte e local para os produtores comercializarem seus produtos e se livrarem de atravessadores que pagam preços extremamente baixos.