ADS LANÇAMENTO PREME

 

Os produtores rurais de 27 municípios do Amazonas poderão tirar dúvidas e acompanhar, por meio de videoconferência, nesta quarta-feira, 7, a partir das 9h, as regras do edital do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). A apresentação e lançamento serão feitas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), órgão integrante do Sistema Sepror.

A transmissão do conteúdo em Manaus será feita no Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem parceria firmada com a Sepror, por meio de sua Coordenação do Programa de Capacitação Tecnológica (CPCTEC).

O Preme busca incentivar a inclusão de gêneros alimentícios regionais nos cardápios escolares e fomentar a produção local e a compra do produtor rural.

De acordo com o Diretor técnico da ADS, Ramonilson Gomes, a apresentação do edital com videoconferência ajuda os produtores a esclarecerem suas dúvidas e a conhecerem de forma detalhada as regras da concorrência do edital. “Nesse primeiro momento vamos apresentar o edital e suas exigências para que os produtores tenham acesso às informações e saibam os passos para integrarem ao Preme. No próximo dia 30 as inscrições iniciam e seguem até o dia 30 de janeiro”, destacou.

Em 27 municípios do Estado – Parintins, Beruri, Atalaia do Norte, Barreirinha, Caapiranga, Envira, Urucurituba, Juruá, Maués, Lábrea, Silves, Ipixuna, Codajás, Anori, Santa Isabel, Benjamin Constant, Nhamundá, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Amaturá, Japurá, Novo Airão, Anori, Fonte Boa, Tefé, Autazes e Tabatinga – os produtores rurais poderão assistir a videoconferência nas bases dos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam).

O Preme

O programa surgiu em 2005 como uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas de fomentar a produção local e de incluir os produtores regionais na merenda escolar. Desde então, o Governo busca parcerias com a Seduc e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para ampliar o cardápio regional nas escolas. A parceria tem dado certo e já colocou o Estado do Amazonas em destaque nacional por regionalizar seus cardápios além dos 30% estipulados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Atualmente, 50 itens regionais incorporam o cardápio da merenda escolar.