Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) dará início a mais uma edição do curso “Caseiro rural”, a segunda do ano. O “Caseiro Rural” é um projeto inovador que tem o objetivo de formar pessoas qualificadas, ensinando como usar boas práticas no ambiente rural e, com isso, aumentar a produção de maneira sustentável.
Esta edição contará com 40 alunos que vão receber instruções para se tornarem profissionais qualificados nas atividades do meio rural, e, desenvolver desde tarefas mais simples até as mais complexas para desenvolvimento da propriedade e da produção rural.
De acordo com José Portugal, assessor da Sepror, a ideia surgiu por parte do secretário Petrucio Magalhães Júnior, após uma demanda durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedres).
“Nós percebemos que o setor primário vem crescendo, e muito. Temos que preparar pessoas que sejam capazes de ajudar o agricultor a aumentar a produção e a fazer isso com qualidade” afirmou Portugal.
O curso, disponibilizado pelo Departamento Pedagógico (Depe/Sepror), contará com 20 alunos imigrantes da Venezuela, o que também aconteceu na primeira edição do ano, em janeiro, quando houve a participação deles.
Dentre os assuntos apresentados estão a utilização de máquinas e equipamentos usados nas atividades agrícolas, produtos utilizados no ambiente de trabalho e cuidados com a saúde e bem estar animal, divididos em aulas teóricas e práticas.
O curso será realizado durante todo o ano, sempre com 40 vagas, sendo metade delas para imigrantes venezuelanos e a outra metade para o público geral.
Para se inscrever é só entrar em contato com os seguintes números, em horário comercial: (92) 99249-2692 e (92) 99143-2349, ou se dirigir a sede da Sepror, na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, Conjunto Atílio Andreazza, Japiim.
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEPROR