A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) recebeu, na manhã desta quinta-feira (17/06), representantes da Associação de Pecuaristas de Careiro da Várzea, para fechar parceria e ajudar os produtores rurais que estão sofrendo com a grande enchente.

Uma das solicitações a ser atendida é que o Governo do Estado ajude na logística do casquilho de soja, durante seis meses. Por semana, são transportadas cerca de 6 toneladas, totalizando 24 toneladas por mês. A Associação irá ceder um local para armazenar os casquilhos, que atenderão diretamente 20 associados e um rebanho de 10 mil cabeças.

Outro pedido feito, foi em relação ao Pró-Calcário e Pró-Mecanização, quando os associados pediram ajuda do projeto e menos burocracia nas licenças ambientais.

“O nosso Plano Safra 2021/2022 quer fortalecer o Pró-Mecanização e o Pró-Calcário, que são programas estruturantes e que estão com bastante recurso na AFEAM, para esses anos. Esperamos que o verão garanta um maior número de área para mecanizar, e ajustamos o valor da hora/máquina também, sendo uma força a mais para os pecuaristas recuperarem suas pastagens quando o rio baixar”, disse Petrucio.

Francisco Roque, presidente da Associação, falou da importância do encontro e principalmente das medidas tomadas de imediato em prol dos produtores.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa reunião, pois trouxemos as demandas e saímos com as soluções, que vão beneficiar os produtores que sofreram com essa grande cheia”, afirmou Francisco.

 

Fotos: Djalma Júnior