
O Sistema Sepror (ADS, Adaf, Idam, Sepa e Seapaf), iniciou nesta segunda feira (11) o primeiro curso de Suinocultura via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), situado na Avenida Waldomiro Lustoza, Japiim, zona Sul da capital do Estado. Com carga horaria total de 6h, sendo que as aulas serão transmitidas durante três segundas de junho (11,18 e 25) das 9h às 11h.
Ofertado para produtores rurais, técnicos e universitários, a transmissão é feita para 16 municípios do Amazonas simultaneamente conectados direto do estúdio do Cemeam.
A aula é ministrada pela zootecnista da secretaria de Políticas Agropecuárias e Florestais do Amazonas (Seapaf), Meyb Seixas que explica que a produção do Estado está crescendo com a finalidade de abastecer o mercado, de uma forma mais saudável possível, tendo em vista uma carne de excelente valor nutricional. “Pensamos em fazer esse curso para que o produtor possa criar os suínos de uma forma mais adequada, gerando uma segurança alimentar, pois o curso abrange assuntos que vão desde a sanidade até as instalações de forma que possa gerar um ambiente animal preservado produzindo um produto final de qualidade’’ afirma a zootecnista.
Sul do Estado do Amazonas
A região sul do estado do Amazonas é considerada pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), uma região livre da peste suína clássica, e foi liberado para exportar carnes de suínos para o mundo. Com isso o município que poderá ser beneficiado com essa realização é o Boca do Acre. Com isso o curso visa incentivar o produtor a criar melhor os seus suínos visando o potencial do crescimento do segmento da suinocultura no Estado. “É de suma importância econômica a suinocultura no Brasil e no Estado, vamos abordar a importância de trabalhar a atividade de forma legalizada, sendo uma atividade que deixa resíduo, vamos trabalhar e instruir o produtor de como ele possa manejar esse resíduo, para não contaminar o meio ambiente’’ conclui a zootecnista Meyb Seixas.
Participantes
Além de Meyb Seixas, também foi orientador o médico veterinário do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), Isaque Masques.
Municípios conectados
Boca do Acre, Manicoré, Beruri, São Sebastião do Uatumã, Humaitá, Santo Antônio do Içá, Eirunepé, Atalaia do Norte, Anamã, Anori, Caapiranga, Manacapuru, Parintins e São Gabriel da Cachoeira.
Assessoria Sistema Sepror